«

»

set 20

Estresse e Diabetes – Psicóloga Explica a Relação entre as Condições!

A relação entre o estresse e a diabetes é muito direta. Uma das causas principais de desenvolvimento ou agravamento de diabetes costuma ser justificada em situações de grande estresse emocional. Para resolvermos todas as dúvidas a psicóloga Laura Miller nos explica neste artigo como combater essas situações para manter controlada a nossa diabetes.

estresse e problemas de ansiedade

Pergunta: De que maneira pode afetar um estado de nervosismo e estresse em uma pessoa com diabetes?

Resposta: Quando estamos em um estado de estresse, nosso corpo sofre uma série de mudanças. Entre outros, pode acontecer que o pâncreas a liberar um hormônio chamado glucagon, que tem efeitos contrários aos da insulina. Esta e outras hormonas, em conjunto, têm vários efeitos, entre eles aumentar os níveis de glicose no sangue.

O cortisol, em particular, é um hormônio que desempenha importantes papéis no nosso corpo. estresse

Um dos efeitos do cortisol é que inibe a secreção de insulina, diminui a capacidade da insulina para transportar a glicose para as células, além de fazer com que as células se tornem mais resistentes a esta. De modo que, se estamos em um estresse contínuo ou prolongado, nós começaremos a ver um aumento dos níveis de glicose no sangue. O cortisol, além disso, exerce seus efeitos sobre as células de gordura através do corpo, tornando-as resistentes à ação da insulina.

estresse e diabetes

O resultado é um aumento notável, não só da glicose no sangue, mas também de gorduras, que começam a danificar os vasos sanguíneos.

Quando a causa do estresse sobem os níveis de glicose no sangue, o nosso corpo põe em marcha uma série de mecanismos com o objetivo de diminuir estes. Um deles é o sedentarismo (quantidade excessiva de urina para eliminar o excesso de glicose). Neste processo de remover o líquido do corpo, eliminam-se também uma série de vitaminas. Muitas destas vitaminas cumprem um importante papel no controle da glicose e a resistência ao estresse, de modo que a sua remoção, agrava o problema.

P: O estresse pode alterar a nossa forma de comer, de nos alimentar?

R: A resposta de estresse é uma resposta adaptativa do organismo para se defender de uma ameaça externa. Nela, o coração bate mais depressa, leva o sangue para as extremidades e a desvia do aparelho digestivo. Por esta razão, sentimos que nos “fecha” o estômago e deixamos de sentir fome. Outro efeito que ocorre é que se mobilizam as gorduras internas como fonte de energia.

Passado o momento de maior perigo, ou quando o organismo acredita ter gasto energia suficiente se produz uma sensação de apetite maior do que o habitual. E não só isto, mas que o apetite se orienta para pratos de alto teor calórico, com muitas gorduras e açúcares.

Além disso, ao utilizar as gorduras internas para queimá-los, o estresse ativa o mecanismo de acúmulo de gordura. Para evitar isso, o emagrecedor greenlipo funciona muito bem para reduzir o apetite e controlar o diabetes. Isto porque, se unirmos um apetite excessivo a uma acumulação de gordura de forma mais eficaz, o resultado é que engordaremos.

E se, além disso, o estresse é crônico, você encontrará os “danos colaterais” de uma inadequada nutrição: obesidade, colesterol elevado, hipertensão arterial elevada, etc.

Dito tudo isto, chegamos à conclusão de que se tem estresse é mais necessário do que nunca aderir a uma alimentação saudável para evitar todas estas patologias.

P: Como é que se pode e deve combater o estresse?

R: Para poder lidar com o estresse , o primeiro passo é identificá-lo. Em pessoas com diabetes, é recomendável que, no caderno onde anotam suas leituras de glicose, guardem um espaço para identificar os dias em que se sentem mais estressados ou dias potenciais de estresse. Um dia potencial de estresse poderia ser uma viagem para fora do país, a apresentação de um projeto de trabalho ou de uma mudança, entre outras situações. Marcando os dias em que você se sentiu ansioso ou estressado, poderá ver se o stress atingiu seus níveis de glicose. Identificando os dias potenciais de eestressee, pode ser mais cuidadoso planejamento de suas refeições, lanches e as doses de medicamento.

Uma vez identificado o stress, é mais fácil combatê-lo, tanto fisicamente como emocionalmente. O stress físico de combate relaxando a tensão nos músculos do seu corpo. O estresse emocional é controlada mudando de pensamentos através de emoções. É muito importante identificar o pensamento que gera essa ansiedade. Nos daremos conta de que este não é de todo correto, já que, quando um pensamento nos desencadeia emoções tão intensas costuma vir à nossa mente de forma muito extrema. São pensamentos de tudo ou nada-e-branco ou preto.

Nós dizemos frases como “não sirvo para nada”, “nunca consigo controlar meu diabetes”… Quando se identifica esses pensamentos, devemos dar-nos conta de que eles são muito radicais e podemos mudá-los. Nos exemplos anteriores. “há coisas que não podem fazer, mas eu faço muitas bom”, “às vezes, minha diabetes pesa-me, mas eu sempre acabo controlando”. Como vemos, esses pensamentos geram um tipo de emoções muito mais moderadas.

P: Por que é necessário em geral não estar estressado?

R: Em geral é importante porque entramos em uma inércia que se mantém de certo tempo é difícil de quebrar e pode nos levar a ter problemas de ansiedade. Os pensamentos negativos influenciam a emoção e os dois comportamentos que fazemos. Por sua vez, esta conduta pode reforçar o pensamento negativo, iniciando-se outra vez o círculo ou inércia.

Por exemplo, o pensamento “eu nunca posso controlar o meu diabetes” gera emoções intensas de frustração, tristeza e ansiedade. O pensamento junto com as emoções pode levar-nos a deixar de fazer a dieta low carb pautada ou exercício. O fato de não realizar essas condutas reforçar o pensamento de “eu nunca posso controlar o meu diabetes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>